terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Corpo Fala

A inclusão do nu em anúncios publicitários surgiu a partir da necessidade de chamar a atenção do consumidor. A partir da linguagem de sedução de nível lingüístico, pictórico e musical, criou-se o apelo da expressão corporal em seu estado natural.
Mostrar o ser humano semi ou completamente nu em anúncio significa mostrar o estado primitivo da humanidade e por isto, familiar para quem vê.
Desde os tempos bíblicos o nu era aceito. No livro de Gênesis cita-se Adão e Eva, quando na cultura judaico-cristã, a nudez era pura e desprovida de erotismo e ou vergonha, até o momento do pecado e da expulsão do Éden.
Na cultura ocidental o nu está presente em diversas manifestações artísticas, com personagens mitológicas, gregas e latinas, na literatura, música, escultura, pintura, etc.
A partir do contexto polêmico criamos esse blog a fim de discurtimos e trocarmos opiniões sobre a importância e aplicação do nu na publicidade, entendendo o que o corpo expressa em cada anúncio.
Lucíola Oliveira

11 comentários:

sarah lara disse...

Nos dias de hoje são muito raras as campanhas publicitárias que exploram o nudismo sem banalizar principalmente o corpo feminino. Nas campanhas de cerveja as mulheres aparecem sempre semi-nuas em cena, é tanto que quando isso não acontece as pessoas não reconhecem a propaganda. O mais interessante seria se as campanhas inovassem e colocassem o nudismo de uma forma menos esteriotipada.

Fernanda Coelho disse...

O corpo se expressa de várias formas e o nudismo nos chama muita atenção, só que vejo essa situação um pouco mais além, quando falamos em nudismo em campanhas publicitárias, devemos nos lembrar que a grande parte(maioria) se trata de mulheres, isso se tornou tão normal que não percebemos o que esta atrás disso, eu acredito em uma "cultura machista", se simplesmente revertermos o quadro, e colocarmos homens nus para fazer propagandas de qualquer produto que seja, todos nos assustaremos, a mulher se tornou um icone nu em campanhas publicitárias.

Marcela disse...

O nú é explorado de uma maneira muito vulgar,é voltado mais para a sexualidade. Nos comerciais de cervejas podemos perceber isso nitidamente, mulherse semi nuas ligadas a cerveja, hoje em dia não tem propaganda de cervaja sem mulheres.Está na hora de mudar isso,pois já virou cliche.

Edilaine Cristina disse...

Se o nudismo é tão forte em campanhas publicitárias com certeza é porque tem público que gosta de ver e acaba consumindo o produto. A única coisa que cada campanha visa é o lucro, e como cada vez mais ele aumenta o nu nunca vai deixar de aparecer em anúncios.

Unknown disse...

A expressão corporal nos meios publicitarios hoje em dia se tornou muito comum, tendo em vista tratar-se de "objeto" chamativo para todos os públicos, o homem chama atenção da mulher, a mulher do homem, ou vice versa, o velho talvez por achar muito, a criança por curiosidade, o adolescente por querer o proíbido. Neste sentido a publicidade alcança seu objetivo principal:Divulgar. O curioso de tudo isso é que não existe vulgaridade, se expõe o corpo, se vende um produto com luxo, beleza e qualidade.

Anônimo disse...

Na minha opinião, o "nu na publicidade" não pode ser considerado culpa ou uma maneira que eles inventaram de fazer mídia. Nós, o povo que aprovamos e fazemos com que as coisas aconteçam na publicidade, nas novelas e nos filmes. Nós que gostamos e incentivamos este tipo de publicidade. Devemos nós sim, darmos mais valor para propagandas inteligentes e não apelativas.
OBS: Não sei se lembram da propaganda da pepsi com um macaco que escolhia a pepsi ao invés da Coca.
Uma propaganda extremamente criativa, diferente e inteligente sem precisar de mulheres semi nuas e de apelações sexuais.
Acredito que iremos voltar a uma era em que tudo será tabu. Hoje em dia está tudo muito vulgarizado deixando todos pasmos da facilidade com que se tem acesso a pornografias, apelações sexuais e ilustrações sobre o mesmo. Será que as pessoas não sentem falta do respeito que se tinha antigamente? Do romantismo e da dificuldade que se tinha para conquistar alguém? Assim como na vida, as propagandas vão se moldando conforme nós o fizemos.

Lucíola Oliveira disse...

Em algumas situações o nudismo é pura essência da arte. Acontece que a distância entre o nu artístico e o vulgar é muito pequena, podendo expressar algo diferente do que se deseja.

A publicidade sabe dos artifícios necessários para cada ocasião e faz campanhas que vão além do apelativo, outras relacionadas com amamentação, câncer de mama, causas sociais, são muito bem elaboradas.
Um exemplo excelente é o da campanha do agasalho, em que aparecem mulheres cobertas com jornal e faz-se o apelo dizendo que é necessário fazer uma exibição do corpo para chamar a atenção do público, no intuito de pedir ajuda aos que passam frio nas ruas. Este tipo de divulgação eu acho válido.

O nu é belo, sensual, curioso. Mas deve ser usado com muito respeito para não ser vulgar.

Lucíola Oliveira

Albanice disse...

O nú embora belo,esta sendo usado pela publicidade de maneira vulgar.No Brasil país tracionalmente machista, o nú feminino que poderia ser usado de forma a valorizar o corpo e a beleza da feminina esta cada vez mais banalizando.Publicidade deve estar atenda, pois as mulheres são grandes fontes de consumo e merecem atenção,reconhemento e valorização.

Rodrigo de Araujo disse...

Existem algumas empresas que fazem uso do nu de uma maneira um pouco mais consciente no intuito de levantar a discussão de nobres causas na sociedade, como por exemplo o comercial criado para a PETA nos Estados Unidos. Esta é uma organização de proteção aos animais e de incentivo ao vegetarianismo. A atriz Alícia Sylverstone aparece saindo nua de uma piscina e sua voz narra em off que seu corpo sente vários benefícios por ser vegetariana, fazendo o público se convencer de que o corpo esbelto da atriz deve-se mesmo ao fato de não comer carne, mas em geral concordo que o "Nu na Publicidade", principalmente no Brasil é explorado de modo bastante machista, no passo em que a maioria dos anúncios veiculados mostram o corpo feminino sendo explorado de forma até mesmo erótica.

amps (andré guimarães) disse...

Eu acredito que a publicidade utiliza dos artifícios necessários para atingir o seu publico alvo. Quaisquer que sejam.

Se ela usa conceitos de machismo ou explora o corpo da mulher, o que deve ser revisto não é COMO FUNCIONAMOS ENQUANTO SOCIEDADE e não como a publicidade age para atingir os membros dessa sociedade?

Acho que para discutir esse assunto é necessário tirar a "culpa" da publicidade, ela não é a vilã, ela simplesmente reflete os nosso valores e conceitos.

Anônimo disse...

Infelizmente o nu na publicidade está quase sempre associado a sexualidade. A idéia do desejo, já que o homem é um ser de desejo. Mas acabam por banalizar tanto, que nem nesse sentido há mais alguma criatividade. A nudez se tornou apenas um dos elementos do modelo pronto de publicidade. Ela reduz as mulheres a apenas objetos sexuais e generaliza os homens como machistas e ignorantes.