domingo, 14 de outubro de 2007

Mulheres em propagandas de cerveja.

As propagandas de cerveja têm explorado a mercantilização do corpo da mulher, disseminando estereótipos e preconceitos, desrespeitando os direitos humanos das mulheres através da difusão de um padrão de beleza (mulher jovem, branca e magra) e de imagens que fragmentam o corpo da mulher (destacando seios, bundas, púbis), e ainda discriminam mulheres idosas e incitam o interesse sexual em relação a meninas e adolescentes. Essas campanhas publicitárias tem a seguinte estratégias:- reforçam a apropriação do corpo da mulher com fins utilitários e mercadológicos;- sugeram formas de discriminação (racial, de geração, por orientação sexual ou de qualquer outro tipo); contribuem de alguma forma (com imagens, slogans e outros recursos publicitários) para a desigualdade da mulher no âmbito privado ou público; ou incentivem "padrões estereotipados de comportamento e práticas sociais e culturais baseadas em conceitos de inferioridade ou subordinação da mulheras propagandas de cerveja que têm explorado a mercantilização do corpo da mulher."
As propagandas são todas assim, sempre fazendo coisificação do público feminino.

Um comentário:

amps (andré guimarães) disse...

Mais uma vez devo dizer que a publicidade está tentando atingir uma massa composta por indivíduos da nossa sociedade. Se as propagandas são assim, acredito que o erro; o "preconceito", "estereótipo", "mercantilizacao do corpo feminino"; seja um problema da sociedade em si. A publicidade não cria esses conceitos. Ela atinge, muito especificamente, pessoas que estão inseridos em uma sociedade que tem esses concitos como padrão.