segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Problema

Acredito que o problema não esteje no nu em si mesmo, mas o problema está em que imagem estão transmitindo, por exemplo uma propaganda de cerveja, geralmente é um bar cheio de homens e com algumas mulheres, mais a atenção está totalmente virada para a mulher, porque está semi nua e passando a idéia do sexo, isso fica totalmente explicito, um monte de homens babando em uma mulher quase nua, ai entra o papel da mulher objeto, nesse caso não se trata de uma propaganda inteligente muito menos criativa, o que interessa nessas propagandas é "mulher gostosa", a mulher não precisa ser mais nada, somente gostosa e basta, e como todo objeto perde o seu valor com o tempo, a mulher vem perdendo o seu, se encaixando no perfil mulher objeto, que depois que envelhece não serve pra mais nada.

Acredito que a luta por mais respeito na mídia seje muito longa ainda, mas esse tema já está em discussão a muito tempo, o Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), realizará a 4ª edição do Seminário Nacional "A Mulher e a Mídia" no Rio de Janeiro, dias 22 e 23 de setembro de 2007, no Hotel Novo Mundo (Praia do Flamengo, 20). As discussões giram em torno de temas como:

Valores, opinião e o protagonismo das mulheres; TV e as questões que envolvem os direitos das mulheres, a mídia desqualifica as mulheres no poder, a falta de sintonia frente aos novos tempos e a insensibilidade da mídia na relação com as mulheres no poder
Cultura, comunicação e uma mídia não-discriminatória, difusão de imagens não-discriminatórias e não-estereotipadas das mulheres; construção de mecanismos de controle social nos meios de comunicação, as mulheres e as novas fronteiras da mídia.

E muito mais...
http://www.patriciagalvao.org.br/novo2/seminarioamulhereamidia4.htm


Fernanda Coelho

Nenhum comentário: